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Enviada em: 26/09/2017

O hábito de consumo esta diretamente ligado a grande variedade de produtos que surgiu a partir do modelo de produção chamado de Taylorismo, onde esse modelo agregou valor e novas tecnologia as mercadorias industrializadas, incentivando assim ao consumo. No Brasil, os altos índices de inadimplência deixam evidente que o consumismo se tornou um problema social e precisa ser combatido com medidas preventivas e acima de tudo, com uma efetiva edução financeira.    Um dos principais agentes que contribui para o aumento do consumo descontrolado, esta relacionado ao surgimento, quase que diário, de novas tecnologias e ao Ciclo de Obsolência Programado. Um exemplo disso são os Smartfones, que são lançados novos modelos periodicamente, mais avançados tecnologicamente e com valores altíssimos, porem com uma vida útil muito menor, gerando assim uma troca quase que anualmente desse produto.    Muitas pessoas ao completar 18 ano, fascinados com as opções de créditos que muitas lojas e financeiras proporcionam, acabam - em uma primeira compra - comprometendo praticamente 30% da sua renda, levando a uma desestabilidade financeira. Consequentemente isso acaba contribuindo para que futuramente essa pessoa se torne mais um inadimplente, e venha a ser registrado nos órgãos de proteção ao crédito.    Com o surgimento do e-commerce e o aumento das propagandas publicitarias que muitas vezes são enviados por e-mail e vinculados na TV, acabam criando uma ilusão de uma falsa necessidade de compra, gerando com que muitas pessoas comprem compulsivamente. O mais preocupante é que muitas crianças crescem em ambientes assim, se tornando adultos ainda mais consumistas.    É primordial que haja uma mudança nesse quadro, e para isso é necessário que haja regras comerciais que incentivem ao consumo consciente, somado a isso o Ministério da Educação deve desenvolver cartilhas educativas para serem distribuídas nas escolas e também criar aulas temáticas de educação financeira. Alem disso, é preciso que os órgão de proteção ao crédito crie propagandas para serem vinculadas nas redes de TV, ratificando a importância de ter uma vida financeira saudável, e o controle no consumo.