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Enviada em: 03/10/2017

Consumismo em seu sentido mais amplo , pode ser definido como um ato compulsivo de comprar bens sem necessidade , impulsionado pelo vazio existencial e a influência da mídia.       De acordo com Karl Marx o consumismo e provindo do sistema capitalista onde a relação com a natureza e substituída  por uma necessidade de acumulação de bens, provindo de uma alienação,  pratica construtiva essa decorrente da substituição do sistema feudal pelo capitalismo, em que hoje resulta no grande predomínio do mídia marqueteira que instiga o indivíduo a comprar bens que não necessita e com dinheiro que muitas das vezes não possui.          Paralelamente com a mídia têm-se a busca pela identidade ou "vazio existencial", visto que , as pessoas consomem movidos por uma ilusória felicidade, juntamente com a carência de se sentir pertencente a determinado grupo.     É inegável que isto não é apenas uma adversidade social , mas também ambiental, levando em consideração que o uso ilimitado de matéria prima causam patologias ambientais, como por exemplo o grande numero de aterros sanitários que não suportam mais a demanda populacional que cresce geograficamente.      Dado o exposto conclui-se que o sistema capitalista e a mídia são predominantemente responsáveis por tal problemática, tendo como solução lenta  uma intervenção e rigidez no que é divulgado nos canais sociais ,  simultaneamente trabalhar no âmbito educacional os impactos pessoais e coletivos que o ato de consumir exageradamente acarreta.