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Enviada em: 30/09/2017

Desde os processos denominados revolução industrial e com a ascensão do capitalismo, o mundo vem priorizando produtos e mercados em detrimento de valores humanos essenciais. Entre os fatores que influenciam, diretamente, o aumento do consumo inconsciente da maior parte da população brasileira, estão as propagandas. Outro fator alarmante, é a obsolescência programada dos produtos.      Pesquisas apontam, que três em cada dez brasileiros consomem sem necessidade e, pode-se dizer, que as propagandas são o veículo de transmissão que mais incentiva esse tipo de gasto. Isso porque, os anúncios conseguem atingir todas as classes sociais, seja o meio a TV, o outdoor ou a internet, e conseguem transmitir a mensagem de maneira eficaz através da persuasão, criando padrões sociais a se seguir ou até mesmo pelas promoções.      É importante pensar também, que apesar das propagandas serem um fator de grande influência ao aumento do consumo, as empresas, principalmente, de eletrônicos tem utilizado da obsolescência programada. Essa, é uma decisão dos fabricantes de desenvolverem  produtos com "data de validade", eles se tornam ultrapassados ou não funcionais, propositalmente, com a exclusiva finalidade de incitar o consumo de outros aparelhos. Além disso, quanto mais produto é produzido, mais material é descartado no meio ambiente.     É evidente, portanto, o poder que a propaganda exerce sobre as pessoas e como ela é fundamental para as decisões de compra. Por isso, o governo, paralelamente a mídia, deve influenciar de maneira diferenciada, levando conhecimento, cultura, arte e, sobretudo, impulsionando a formação do senso crítico do cidadão em relação ao consumo, através de palestras que ensinem que esse padrão irreal pode levar a um desequilíbrio enorme na vida financeira. Além disso, a família deve buscar incentivar os filhos a enfatizar a importância de se buscar autonomia, não cedendo a todas as influências, o que envolve controle e disciplina.