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Enviada em: 08/10/2017

Na contemporaneidade brasileira, assiste-se ao aumento do consumismo. Nesse âmbito, pode-se observar que isso se deve à obsolescência programada e à busca pela inclusão social. Dessa forma, é imperioso refletir e buscar intervenções para aplacar tal mazela.         Nessa perspectiva, é válido pensar em algumas causas do consumismo, entre elas, a obsolescência programada pelo mercado. Sem dúvida, produtores usam desta ferramenta a fim de induzir o consumidor a adquirir a nova geração do produto, criando um ciclo de compra interminável. Notavelmente, um grande expoente dessa problemática é a mídia, a qual propaga e incita a busca desenfreada por novos produtos secundários. Por conseguinte, tais aspectos são notórios no filme Clube de Luta, o qual exemplifica o poder do mercado produtor juntamente com a mídia. Assim, vê-se o consumismo indo muito além de uma simples compulsão individual.            Acresce-se a isso, a constante tentativa do ser humano se manter incluso socialmente através de bens materiais. Isso ocorre porque produtos viraram sinônimo de ingresso a uma classe social, objetificando o "status" de "ter", em virtude disso, consumidores compram objetos fúteis a fim de se inserirem socialmente. Infelizmente, com o intuito de alcançar tal objetivo, o comprador adquire dívidas e pendências, a exemplo de Maria Antonieta, rainha da França cujo hábito de comprar levou a França à falência. Logo, nota-se uma população alienada, a qual visa a aparência e a ostentação.          Percebe-se, portanto, que a obsolência programada e a busca pela inclusão social são uma resistência à solução dessa adversidade. Por isso, é necessário que as famílias cultivem hábitos mais conscientes em relação ao consumo, concomitantemente com as escolas, com projetos que revelem o quão séria é a problemática e reavaliem alguns conceitos, através da ajuda do corpo docente. Desse modo, o Brasil obterá êxito em relação a consumidores mais conscientes.