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Enviada em: 04/10/2017

Consumismo: O mal do século      Duas palavras que andam juntas, contudo com duas diretrizes distintas: consumo e consumismo: De acordo com o site markentingconteudo, consumo é o ato de comprar levando em consideração nossas necessidades, ainda, de acordo com o site, consumismo é o ato de comprar sem a necessidade e sendo apenas pelo desejo, permanentemente, instigado pelo sentimento de ansiedade. O que acarreta em inúmeros problemas tanto para os indivíduos como para o meio ambiente.       É inegável que o grupo, cada vez mais, atingido pelo consumismo é o grupo infantil e juvenil, que se encontra, cada vez mais, inserido na sociedade capitalista, aonde ter um objeto é importante para se fazer parte de um grupo social. De acordo com o site consumismo2ago7.blogstop.com.br, cerca de 92% do público infantil é influenciado por produtos de caráter alimentício, aonde a publicidade é mais atuante. Com isso, é possível observar o aumento alarmante de crianças com obesidade, aumentando, também, o índice de doenças como: Hipertensão e Diabetes.       Além disso, de acordo com o SPC, cerca de 42% dos pais acabam sendo influenciados pelos filhos, o que torna a situação descrita no paragrafo anterior mais grave, ademais vale ressaltar que de acordo com CNLD cerca de 40,2% dos indivíduos das classes A e B buscam de forma incansável reduzir seus estresses, frustrações e vazios existenciais propagados pelo dia a dia das grandes cidades comprando de forma compulsiva.       De certo, uma grande massa de lixo eletrônico como, por exemplo, celulares, monitores de computadores, televisores, notebook, entre outros vem crescendo de maneira desenfreada, o que acaba , por desencadear grande contaminação nos solos, em sua grande parte por metais pesados como, mercúrio, berílio e chumbo, além da contaminação do lençol freático se descartado junto com o lixo comum.          Com base nisso, é possível concluir, que a prática de consumismo, está cada vez mais atuante na sociedade, logo é necessário campanhas de âmbito consciente tanto em referencia de descarte adequado de produtos para que o meio ambiente não sofra grandes impactos, como, também, no âmbito psicológico, para o indivíduo analisar se aquilo realmente irá agregar em sua vida, para que o consumismo se torne uma prática de consumo aonde as pessoas compram conforme a sua necessidade e apenas por comprar.