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Enviada em: 05/10/2017

No Brasil pós moderno, uma das maiores evidências da globalização é observado nas mudanças dos hábitos de consumo da população. É um ponto comum das principais nações globais, ter seu povo inserido na sociedade consumista, o mesmo ocorre com os brasileiros e algumas das causas desse fenômeno são a sensação de bem-estar após o ato da compra e a necessidade hodierna de se mostrar bem sucedido.   É inegável que nos dias de hoje, comprar transformou-se em uma atividade de lazer como outra qualquer. Pesquisas do SPC apontam que 3 em cada 10 brasileiros, adquirem produtos com intuito de se distrair. O filósofo Gilles lipovetsky afirmou em sua obra que o hiperconsumismo causa uma felicidade paradoxal, esta frase, faz alusão ao sentimento prazeroso na hora do consumo, fato este, é muito explorado por empresas em campanhas publicitárias, "bombardeando o consumidor" com imagens de pessoas alegres após obter certa mercadoria, atrelando a ideia de felicidade com o seu produto.   outrossim, vive-se em um mundo de aparências, o carro de alguém é mais importante do que quem este alguém é. Está quase inato no senso comum que quanto mais posses se possui, melhor se é, raciocínio este, constantemente utilizado nas propagandas, tendo em vista convencer os clientes de que determinado celular,  por exemplo, é sinônimo de importância e poder social. Dados do SPC evidenciam serem consumidores conscientes, apenas 3 em cada 10 cidadãos do Brasil, transparecendo que a ânsia de poder ostentar já é superior a racionalidade, o que comprova a ideia de sociedade de aparências.   Em vista disso, por se tratar uma problemática característica de um país globalizado e capitalista, torna-se imperativo por parte do Ministério da Educação, conscientizar desde cedo as pessoas acerca da importância do consumo consciente, inserindo educação financeira na grade curricular das escolas. É imprescindível que a mídia evidencie as proporções dos problemas gerados pelo consumismo, por meio de debates e informações de especialistas a respeito do assunto. Por fim, é nevrálgico que a população em geral, tenha auto controle na hora de comprar e quando se fizer necessário, busque auxílio da psicologia médica, a fim de melhorar tal situação.