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Enviada em: 06/10/2017

A ilusão do comprar       O brasileiro viu as portas do consumo se abrirem durante o governo de Getúlio Vargas. Esse presidente incentivou muito o desenvolvimento industrial no país e, consequentemente, esta produção interna gerou uma queda nos preços e aumento nas vendas. Décadas depois, hoje o que se vê é uma sociedade consumista.       Pode-se afirmar que no Brasil existe uma cultura do consumo onde comprar é possuir poder aquisitivo. Além disso, existe uma mídia que bombardeia a população com propagandas e redes sociais onde digital influências vendem diversos produtos disfarçados de um estilo de vida caro e almejado. Felicidade está se tornando sinônimo de ter. Diante disso, as pessoas compram com a intenção de conseguir essa realização e se tornam vítimas de uma ilusão.       Nessa perspectiva, muitas vezes o brasileiro compra por impulso e isso pode gerar complicações na vida financeira. Atualmente é muito fácil conseguir um cartão de crédito e sem planejamento financeiro e controle essa condição especial de compra pode se tornar uma bola de neve de dívidas. Pode-se afirmar que a população brasileira hoje é pouco consciente em relação ao consumo e muito suscetível a se endividar.       Fica evidente, portanto que a sociedade está cada vez mais consumista e iludida em relação ao ato comprar. É necessário ensinar a população sobre o consumo mais planejado. O Ministério da Educação junto com meios de comunicação, como emissoras de TV e redes sociais, deve organizar companhas que incentivem e ensinem o comprar consciente. É um plano à longo prazo e o consumo é inevitável, mas a escolha de comprar está no poder de cada cidadão.