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Enviada em: 19/10/2017

A partir do século XXI, os hábitos de consumo têm sido um dos principais problemas que o Brasil deve administrar, combater e resolver. Prova disso é a quantidade de consumidores inconscientes, que são influenciados diariamente por publicidades perante a grande influência da mídia. Diante disso, o governo deve exercer o papel de protagonista para desenvolver e implementar múltiplas soluções, para que ocorra mudanças na sociedade diante da problemática.     No contexto social brasileiro, há alguns fenômenos que contribuem para o aumento da temática; um deles é a falta de planejamento e de prioridade nas despesas, visto que o brasileiro é facilmente influenciado se tratando de datas comemorativas e "promoções". Outro fator é a grande influência da mídia, posto que são utilizadas diversas formas de publicidade para afetar não somente o público adulto, como também o público infantil, por meio de brindes e personagens famosos.      Consequentemente, o consumo desenfreado pode acabar gerando o vício do consumismo, uma vez que ele é ligado diretamente a sensações de prazer e felicidade. Nessa perspectiva há um futuro comprometimento financeiro do indivíduo, sendo que o endividamento extremo pode provocar malefícios também para a saúde física e mental. Outrossim, o meio ambiente é diretamente afetado por esse alto consumo, dado que o grande uso de matéria-prima também geram muita quantidade de resíduos.    Evidencia-se, portanto, que uma solução para os hábitos de consumo no Brasil, deve ser a criação de uma lei através do Poder Legislativo, onde diminua a quantidade de propagandas e não relacione o alto consumo a felicidade. Ademais, é cabível enfatizar os dizeres de Pitágoras: "Educai as crianças, para que não seja necessário castigar os adultos". Posto isso, cabe ao Ministério da Educação a criação de um programa escolar que vise à conscientização, o que deve ocorrer mediante o fornecimento de palestras e peças teatrais que abordem a temática.