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Enviada em: 02/11/2017

Na atualidade, observa-se uma crescente expansão do capitalismo e das práticas consumistas na sociedade. Desse modo, é pertinente destacar as crescentes práticas de consumo da sociedade brasileira como danosas, tendo em vista a deficiente educação e conhecimento que muitas famílias e indivíduos de hábitos conscientes de consumo. A partir disso, pode-se destacar duas questões: educação financeira no Brasil e também o consumo sem conscientização.      Em primeira análise, cabe pontuar que a educação financeira no Brasil apresenta-se inconsistente na sociedade. Comprova-se isso a partir dos dados da Conferência Nacional dos Logistas (CNL), nos quais indicam mais de 50% da população brasileira endividada, sendo desses em torno de 10% afirmando não poder pagar as dívidas contraídas. Nesse sentido, os escasso conhecimento das famílias brasileiras sobre as questões de gerenciamento das contas, ainda atrelada aos hábitos de consumo inconsciente, está promovendo bolhas especulativas e a circulação de "papeis podres", que são agentes muito nocivos a economia nacional.     Destarte, convém analisar o consumo sem conscientização sendo veículo para alcançar prazer, fazendo lembrar os filósofos hedonistas da Grécia Antiga, que preconizavam como sentido para a vida a busca pelos prazeres. Prova-se essa questão, na pesquisa da CNL, na qual apontou entre os pesquisados em torno de 30% assumindo consumir como forma de lazer. Nesse sentido, o consumo se encontra presente nas práticas sociais, como forma de lazer para muitos e contribuindo progressivamente a relativização social das práticas de consumo, em detrimento de um consumo consciente.        Para amenizar esse cenário, portanto, é necessário a atuação da máquina pública, via Ministério da Educação, promovendo cursos ao público em associações e escolas, ministradas por economistas, tendo como finalizada transmitir conceitos básicos de economia familiar para a população, visando remediar a atual condição perpetrada na sociedade. Ademais, cabe ressaltar a atuação do Ministério da Cultura realizando a produção de peças publicitárias, tendo em cerne tratar das questões consumistas e visando conscientizar sobe o consumo consciente como prática para uma sociedade sustentável, sendo ministrada em redes de televisão e rádio. Logo, a pátria brasileira, por caminhos exitosos, poderá promover práticas para incentivar mudanças sociais positivas.