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Enviada em: 02/11/2017

Com a consolidação da 3ª Revolução Industrial e a influência do ''American Way of Life'' no estilo de vida do brasileiro, foi possível observar um aumento nos índices de consumo inconsciente, visto que, o ato de comprar está se tornando atividade de lazer, uma vez que, as empresas fazem uso de recursos apelativos em suas propagandas, com intuito de incentivar o consumismo por todas as faixas etárias. Nesse contexto, pode-se afirmar que a cultura brasileira sofreu fortes influências do período onde o modelo econômico keynesiano atuava nos Estados Unidos. Desse modo, durante esse período a população norte americana consumia excessivamente e como forma de lazer, logo, não pensavam nas consequências de tais atitudes. Consequências que estão sendo vivenciadas atualmente no Brasil e que surgem em forma de dívidas astronômicas. Além disso, é notório o uso de artifícios apelativos em propagandas para impulsionar uma pessoa a adquirir determinado produto. Dessa maneira, o combate ao consumismo torna-se mais difícil, pois, o incentivo a compra é visível em todos os lugares, como por exemplo em redes sociais, televisão, placas e outdoors. Outrossim, o habito da compra trás saciedade e prazer ao comprador, o que é compreensível, pois, grande parte da população do Brasil é estressada devido a rotina agitada, assim, encontrando ''descanso'' ao adquirir um produto desejado. Portanto, é vital saber que o ato da compra não deve se tornar atividade de lazer, uma vez que, esse prazer momentâneo futuramente se tornará em dívida. Sendo assim, dever do Estado e dos seus órgãos governamentais, promover campanhas e criar programas sobre a forma correta de comprar, para não gerar dívidas absurdas, ainda mais, é preciso implementar nas escolas os ideais de como usar o dinheiro corretamente, para que na vida adulta esses estudantes não façam parte dos índices de consumo inconsciente.