Materiais:
Enviada em: 25/11/2017

Mídia do consumo              Atualmente, o brasileiro consome além do necessário, sua conduta consumista está diretamente ligada á Revolução Industrial. O que evidência historicamente o hábito e torna difícil combatê-lo. Dessa forma, refletindo em uma população endividada e compulsiva.          A Revolução industrial em seu modelo Fordista, de criação em massa, incentivava a compra independente da necessidade. De maneira análoga, é possível notar a presença desse modo de produção até hoje. O indivíduo compra, mesmo sem precisar, incentivado por propagandas de supervalorizam o produto e atraído pela beleza atribuída ao produto. No entanto, na maioria das vezes, não existe o poder de compra, resultando em endividamentos desnecessários.                Em uma análise mais aprofundada, como afirmou Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. É nítido que nossa sociedade foi doutrinada a compras excessivas. Ademais, como agravantes da situação, sempre são lançados novos produtos, tornando os antigos menos atrativos e não dispensando novas compras.                 Torna-se evidente, portanto, que o hábito do consumismo é grave e precisa ser controlado. Aos Governantes, cabe a fiscalização da mídia, de maneira que as propagandas não sejam exposta abusivamente, aplicando multas para quem se  opuser. Ao Ministério da educação, cabe a implantação de disciplinas com educação, aplicadas desde o fundamental. Aos meios de comunicação, é necessário a exibição de propagandas motivando o controle do consumismo. Formando uma população consciente.