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Enviada em: 07/02/2018

A Revolução Industrial, marcada pelo uso de máquinas para transformar matéria em diversificados produtos, provocou profundas mudanças sociais, econômicas e ambientais.Diante disso, inserida em um contexto capitalista e hedonista, a sociedade brasileira contemporânea apresenta hábitos alarmantes de consumo, revelando o incentivo da mídia à tal prática e a falta de conscientização de grande parte da população.Vista a modificação de comportamento após a Revolução Industrial, a participação do Estado, das empresas e da comunidade é essencial para combater essa problemática sociológica.   Em primeiro lugar, percebe-se que o indivíduo é, muitas vezes, incentivado a possuir hábitos consumistas pelos meios de comunicação.Conforme Adorno, a indústria cultural cria necessidades ilusórias, reduzindo a percepção crítica das pessoas, que passam a ser manipuladas pelas empresas.Nesse sentido, elas passam a comprar excessivamente, buscando satisfação e status social, uma vez que o poder de compra é associado à felicidade e ao sucesso.Nesse viés, é usual, por exemplo, que os anúncios publicitários associem pessoas felizes, aceitas e bem vistas socialmente ao processo de compra de produtos caros, tais como carros e celulares.Destarte, o estímulo ao consumo inconsciente deve ser repudiado. Outrossim, a ausência de conscientização acerca dos prejuízos do consumismo mostra-se um agravante do problema.Na questão ambiental, poluição e gasto desmoderado de matéria prima são corroborados na produção industrial que atenda à exacerbada necessidade de consumo.No âmbito socioeconômico, despesas desnecessárias, alienação e valorização demasiada de bens materiais revelam-se fatores maléficos.Dessa forma, divulgação de informações acerca da necessidade de um consumo consciente faz-se necessária, visto que, segundo Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Infere-se, portanto, que é imprescindível desestimular o hábito consumista. Para isso, cabe ao Governo conceder incentivos fiscais às empresas privadas que incentivarem o consumo moderado de seus produtos em anúncios publicitários, a fim de promover processos responsáveis de compra. O Poder Legislativo, por sua vez, pode elaborar uma regulamentação que estabeleça um horário semanal para campanhas esclarecedoras que incentivem o consumo consciente,na televisão e rádio. Ademais, as escolas devem exercer uma conscientização precoce acerca da importância do consumo responsável, por meio de palestras, seminários e debates, direcionados aos pais e alunos. Assim, a problemática do consumismo poderá ser atenuada.