Materiais:
Enviada em: 16/03/2018

A produção em massa, característica do modelo fordista na segunda revolução Industrial no século XIX, deu inicio também ao consumismo, que veio se consolidando ainda mais posteriormente a partir dos modelos flexíveis de produção. No Brasil, vários fatores contribuem para altos níveis consumistas nos dias atuais. Os mesmos, podem gerar um descontrole financeiro e dividas em todas as classes socias.   Segundo a (SPC) serviço de proteção ao crédito e a (CDNL) Confede- ração nacional de dirigentes logistas, sete em cada três Brasileiros não tem consciência quanto ao consumo. Um fator crucial é o emprego de valores impostos pela sociedade no individuo mediante aos seus bens matérias e suas vestes, onde quanto mais se tem bens, mais se tem ''valor''. Valores esses que independente da classe social, gera um sentimento, o chamado '' sonhos de consumo''.   Assegurados por uma renda fixa, trabalhadores tendem a consumir com mais liberdade, porém, esses sonhos consumistas levam pessoas a se comprometerem financeiramente, gastando efetivamente mais do que recebem, logo, entrando em um acumulo de dividas.  Entretanto, outra potente ferramenta do mercado consumista é a publici- dade. Segundo o Instituto Alana, por meio de pesquisas constatou que; crianças tem 38% de influência na decisão de compras dos seus pais, e dessas, mais de 70% são influenciadas por propagandas na tv, e 50% por algum personagem famoso.   Torna-se evidente, portanto, alguns fatores que levam ao consumismo em nosso país. Se tornando uma problemática, faz-se necessário a in- tervenção de órgãos competentes a fim de atenuar a mesma. O ministerio da educação pode formular políticas de relações financeira nas escolas, expondo aos indivíduos desde jovens a importância do controle de seus gastos.O legislativo pode criar uma lei que gere a obrigatoriedade proporção entre publicidades benéficas ao consumidor, o conscientizando dos seus efetivos gastos.