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Enviada em: 09/04/2018

Juntamente a revolução industrial ouve o aumento do consumo e a criação de empregos, propiciado pela presença do consumidor que investe sua renda vinda do trabalho nas industrias. Esse sistema se propagou por todo o mundo, no Brasil não é diferente, é possível afirmar que os brasileiros é um povo consumista, haja vista que a influência midiática relacionada com a necessidade de destaque social cria a base dessa sociedade. Percebe-se que a influência midiática é uma das principais responsáveis pelo quadro atual de consumo desenfreado, onde apenas três em cada dez  brasileiros são consumidores conscientes segundo pesquisa do SPC e da CNDL. A influência da mídia em um mundo majoritariamente capitalista pode ser notada principalmente entre as crianças que são alvo principal das propagandas de TV e acabam sendo seduzidas e influenciam as decisões dos pais na hora da compra. Outrossim, a preocupação com o status social acaba levando consumidores a comprar produtos supérfluos apenas para ser valorizado no meio social. No Indicador de Consumo Consciente (ICC), ainda estamos abaixo da meta, estamos em 72,7% e precisamos chegar acima de 80% que representa uma melhor frequência de atitudes corretas.  Desse modo, faz se essencial o Estado em consonância com a população agir para resolver esse problema. Em primeiro lugar, faz-se necessário estimular o pensamento crítico, por meio de palestras nas escolas propostas pelo Ministério da Educação e propagandas em telejornais que podem ser realizadas pelo terceiro setor.  Em segundo lugar é necessário as famílias criarem hábitos como organização do orçamento e práticas sociais como a doação ao invés de jogar fora.