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Enviada em: 08/04/2018

A Revolução Industrial, aliada ao desenvolvimento do sistema capitalista, ocasionou em profundas mudanças no modo de vida da população mundial e, com o passar do tempo e o auxílio da mídia, o consumo tornou-se hábito. No Brasil, muitos têm as compras como lazer preferido e, também, como instrumento de redução do estresse.        Das crianças aos idosos, os indivíduos são vítimas de propagandas e influenciados, em demasia, a comprar diversos produtos, como brinquedos, roupas e comidas. Logo, a informatividade repressiva midiática contribui para a formação de pessoas que têm como objetivo cooperar abundantemente com o capitalismo comercial, criando uma padronização de costumes e sem nenhum incentivo ao pensamento crítico.       Grande parte das pessoas compra de forma inconsciente, deixando-se levar por promoções ou tendências, e com isso, acabam gastando de mais. Outros, encontram diversão nas compras e, também, uma forma de esquecer os problemas do dia a dia. Dessa forma, percebe-se que o consumismo está enraizado na população e é consequência da necessidade exacerbada de circulação de mercadorias.       Logo, nota-se que há uma indispensabilidade de mudança nos hábitos de consumo da maioria dos brasileiros. Com isso, o Ministério da Educação deve fazer campanhas, por meio de redes sociais e pela televisão, incentivando o planejamento de gastos de acordo com a necessidade de compra, e também, realizar eventos relacionados ao ensino do controle financeiro, para que haja um maior número de consumidores conscientes e, consequentemente, uma população mais equilibrada em relação a gastos e com um menor número de dívidas desnecessárias.