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Enviada em: 07/04/2018

Sabe-se que, no Brasil, historicamente, as industrias ainda não adotara a obsolescência programada, que por sua vez, estima-se a produção de curto prazo para o aumento das vendas de novos produtos comercializados. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas do consumismo no Brasil.        Primeiramente, é de fato analisarmos que, uma economia voltada para a obsolescência gera lucro tanto para quem produz como também para o crescimento da economia do país. Além disso, através de propagandas publicitarias com ofertas barata de novos produtos, o consumidor se sente atraído pelo preço e acaba sendo alvo dos produtos que a mídia propõe.       Todavia, mediante ao fato exposto acima, é possível extrair que, o cidadão é manipulado pelos grandes publicitários, pois para a busca de fins lucrativo, e gerar economia no país o individuo tende-se a gastar mais do que ganha no mês e acaba endividado com o nome exposto no SPC. Tudo isso, privilegiando-se o desejo de compra de objetos sem a necessidade de tê-lo, apenas com atração da compra barata.        Vê-se assim que, embora a obsolescência programada seja útil para a economia, a sociedade torna-se o alvo das propagandas, com isso, o individuo deve planejar os gatos mensais, para economizar e poupar. A mídia deve promover ações de conscientização de mudanças de hábitos do consumidor com o intuito de que o cidadão poupe os seus gastos. Portanto, segundo Albert Einstein “se você quer resultados diferentes, não faça sempre a mesma coisa”.