Materiais:
Enviada em: 09/04/2018

A necessidade de adquirir algo de forma consciente e controlada é o consumo consciente de um indivíduo. Vendas em massa, alienação e consumismo são fatores que tornam os indivíduos de consumos controláveis para exacerbados. Assim, com o advento da revolução industrial que passou produzir e vender de forma expressiva com propagandas manipuladoras são medidas presentes no Brasil atual. Logo, o aumento de vendas e as propagandas que influenciam o consumidor é um fator problemático no Brasil, é preciso trazer medidas eficientes para diminuir o consumismo da sociedade.       Nesse contexto, a necessidade de consumir tornou-se comum na população que associam as compras ao lazer. Segundo dados de estudos do SPC (Serviço de Proteção e Crédito), cerca de 3 em cada 10 consumidores brasileiros consideram as compras como diversão e lazer, assim, esses comportamentos estão diretamente associados aos avanços em propagandas que demonstram produtos novos de forma constante. Assim, a compra de produtos novos e promocionais proporcionam condições de necessidade e posição de admiração na sociedade.        Ademais, o consumismo que é uma forma de obter produtos sem necessidade passou ser visto como posição social. Além disso, bens de consumo ditas ultrapassados são consumidos pelas classes sociais mais pobres pelo fato de serem influenciados facilmente pelas promoções de propagandas pela falta de educação financeira em sua formação social e escolar. Por outro lado, as indústrias crescem, por exemplo, segundo o IBGE, 15% de bens de consumidos pela população cresceu 2,8% do lucro nas indústrias em fevereiro de 2018, mostrando, assim, o domínio e crescimento das influências do consumo da população brasileira.       Dessa forma, o consumismo é diretamente causado pelas indústrias e falta de consciência financeira adequada. Logo, o Ministério da Educação deve inserir nas grades curriculares escolares do ensino fundamental ao ensino médio sobre noções de educação financeiras com excursões pelos mercados e shoppings proporcionando um conhecimento real e prático que será repassado para pelos os filhos para os familiares. Ademais, o governo deve criar propagandas que informam a administração e gasto eficiente financeiros corretos dos consumidores brasileiro, assim, a sociedade começará a mudar os hábitos de consumo inconsciente para o consciente e controlável.