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Enviada em: 08/04/2018

O filme Matrix traz a ideia de alienação das pessoas, por acreditarem viver no mundo real, quando na verdade, geram energia para manter o sistema capitalista. Essa ideologia, pode ser atrelada ao hábito de consumir de forma inconsciente, estimulado pela mídia. Esse problema é agravado pela falta de reflexão dos produtos adquiridos e o lazer associado ao consumo.       Inicialmente é importante destacar o consumo inconsciente na sociedade. Pois, os indivíduos recebem incentivo às compras gerados pela mídia e cria necessidades a eles para alcançar os padrões exibidos. Entretanto, a população é vítima de desejos influenciados por ela, que de forma alienada busca os produtos para obter o resultado ideal. Esses fatos são exemplificados de acordo com o sociólogo Michel Foucalt, ao se referir à docilização dos corpos, isto é, a alienação das pessoas para seguir imposições, nesse caso, difundidas pela mídia. Consequentemente, o ideal de compras passa a ser inalcançável, já que há sempre a renovação dos produtos.       Além  da irreflexão do consumo, vale ressaltar a ideia de lazer associada a ele. Isso porque, o shopping é o principal meio que propaga o lazer como oferta do hábito de consumo. Nesse contexto, muitas pessoas usam esse fator para diminuir o estresse rotineiro, assim, fomenta o culto ao ciclo do consumo. Tal realidade pode ser constatada, a partir de um estudo do SPC, cerca de 3 em cada 10 consumidores no Brasil consideram as compras como o tipo de entretenimento favorito. Por conseguinte, há o consumo desenfreado pela população sem necessidades objetivas.       Portanto, é fundamental uma sociedade que não consuma de maneira alienada. Dessa forma, cabe ao Ministério de Esporte e Cultura criar um projeto a respeito da construção de praças e incentive o uso delas para o lazer, por meio da disponibilização de atividades atrativas. Também, assiste ao Ministério Público projetar um órgão para conscientizar a população sobre os efeitos do consumismo, por intermédio de propagandas educativas. Isso, com o objetivo dos indivíduos consumirem com criticidade.