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Enviada em: 02/04/2018

Desde a revolução industrial o índice de consumo tem crescido bastante, uma vez que se produz mais consome-se mais. No Brasil pouco se fala sobre o assunto, mesmo sendo um país subdesenvolvido e muito consumista. Os cidadãos são diariamente influenciados a consumir por diversos fatores, não interessa as grandes empresas falar sobre o assunto.       É comum o brasileiro ser  bombardeado por propagandas de  produtos, tentando convencer a consumi-los. caso não adquira o artefato o cidadão pode desenvolver um sentimento de exclusão de determinado grupo social. deixando de lado qualquer pensamento de consumo consciente.        Mas não são apenas as propagandas que influenciam ao ato de compra, as crianças cada vez mais fazem parte das decisões de compra dos pais de forma direta ou indireta, uma vez que os pequenos foram induzidos a isso, por comerciais com personagens famosos, desenhos ou mesmo vendo outra criança usar o produto. Crianças tendo poder nas decisões de compras pode acarretar o consumo de produtos desnecessários.       Além disso, não interessa as grandes empresas falar sobre o consumo moderado. Pois conscientizar os cidadãos pode representar uma verdadeira ameça ao lucro das grandes companhias de qualquer seguimento.       Diante do exposto faz-se necessário a presença do Estado juntamente com órgãos de educação e economistas para que com palestras e campanhas  possam alertar os cidadãos sobre os eventuais problemas do consumo desnecessário.       Ademais torna-se imprescindível a parceria do estado com as mídias sociais com a finalidade de regular as propagandas, fazendo os comerciais de forma mais justa e esclarecedoras aos consumidores, afim de atingir de forma menos violenta e impositora os brasileiros.