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Enviada em: 02/04/2018

No que se refere aos hábitos de consumo no Brasil, é possível afirmar que essa consumação já faz parte da sociedade brasileira desde a Revolução Industrial, haja vista que os processos de produção ficaram mais eficazes e com o avanço tecnológico as mídias digitais puderam influenciar as pessoas a comprarem mais e assim transmitir uma pseuda sensação de bem-estar.     Em primeiro lugar, é importante ressaltar que devido ao sistema capitalista do Brasil, onde o importante é o que você tem e não o que você é, as pessoas tendem a desenvolver manias de comprar para se sentirem melhores. Outra consequência do consumismo à sociedade é o desgaste das relações sociais, pois muitas vezes excluímos pessoas somente pelo fato de ela não possuir tal coisa ou não estar com “roupas da moda”.      Alem disso, os meios comunicativos estão presentes no cotidiano de toda a sociedade e são os principais responsáveis por convencer e por moldar, mesmo que de forma indireta, os padrões de consumo. Dessa forma, a mídia tem papel importante nessa cenário, fazendo com que as pessoas queiram, frequentemente, alcançar os padrões inalcançáveis impostos pelos veículos de comunicação e, como bem defendeu George Orwell, “a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa”. Seguindo o pensamento do escritor Britânico, podemos refletir sobre como estamos pressos a esse circulo de ver, querer, possuir e descartar.       Portanto, é imprescindível uma parceria entre o Estado e a população para resolver o problema em questão. Então,  cabe ao Ministério da Educação estimular o pensamento crítico na sociedade por meio de palestras nas escolas e propagandas em telejornais, evitando a entrada da população no mundo consumista sem um senso consciente pré-formado. Outrossim, é importante que a mídia promova suas propagandas de forma  consciente ao invés de manipuladora para que haja um consumo balanceado e harmonioso para todos.