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Enviada em: 09/04/2018

"Pense, fale, compre, beba, leia, vote, não se esqueça." Esse é o trecho da canção admirável mundo novo composta pela cantora Pitty o qual sintetiza bem o incentivo exagerado aos hábitos de consumo no Brasil. Tal estímulo, é composto por uma linguagem apelativa usada pelos meios de comunicação que provocam o aumento de dívidas dos indivíduos e crise ambiental.       Primeiramente, observa-se uma mudança no poder de compra dos brasileiros em 1990, quando houve a estabilização da moeda. Assim, ocorreu a expansão das indústrias, exportações e ofertas de crédito. Esses fatos, apesar de positivos, resultou surgimento de ideologias alienantes, segundo Karl Max. Tais concepções procuram convencer a sociedade a comprar coisas supérfluas e desnecessárias, além de associar a posse ao prazer. Dessa forma, as empresas multinacionais influenciam a população por meio da Internet- mapeiam os hábitos de consumo e espalham propagandas nas redes sociais; cartazes e propagandas televisivas, a compra de produtos.       Por consequência, a sociedade compra de forma desordenada e acumula dívidas. De acordo com o globo repórter, 60 milhões de brasileiros estão com contas atrasadas. A falta de educação financeira agrava a essa situação. Tal fato pode ser constatado por meio das pesquisas realizadas pelo SPC as quais ratificaram que apenas 28% dos brasileiros consomem com planejamento.       Outro problema dos hábitos exagerados de consumo,é o prejuízo ao meio ambiente, pois os produtos lançados possuem absolescência programada. Essa técnica induz os aparelhos a durarem menos tempo o que acarreta o aumento do lixo. Desse modo, o lixo libera substâncias tóxicas que contaminam os lençóis freáticos além de demorarem anos para se decompor.       Visando minimizar os hábitos exagerados de consumo, é preciso que o poder Legislativo crie Leis que aumentem para dois anos, intervalo de lançamento de aparelhos sofisticados, diminuindo assim a quantidade de lixo. É preciso, também, que o Ministério da Educação reformul a grade curricular ao adicionar a educação financeira para jovens do país. Outra medida cabível deve ser realizada pelo meios de comunicação para diminuir propagandas que incentivam a compra de produtos.