Materiais:
Enviada em: 02/04/2018

No Brasil , a sociedade cria estereótipos de que o indivíduo é feliz e bem sucedido quando se pode comprar tudo que deseja , tornando assim as compras o tipo de lazer favorito , e isso ocorre por influência midiática ou pela relevância no status social ocasionados também por problemas de ordem psicológica.    Em um sistema global , predominantemente capitalista a mídia exerce uma função manipuladora incentivando a população a comprar cada vez mais , mostrando em novelas ou programas de entretenimento , pessoas usando o ato de comprar como sinônimo de felicidade e até como remédio pra depressão , como se ir ao shopping comprar fosse o verdadeiro caminho pra se sentir bem . No filme os delírios de consumo de Becky Bloom a personagem principal tem um vício em fazer compras e isso a leva a falência , quando ela começa a trabalhar no que realmente gosta encontra outros tipos mais saudáveis de se sentir bem , então percebe que o consumismo era apenas um paliativo para a vida corrida e sem prazer que ela vivia.    Além disso entra em questão , os valores típicos da sociedade atual , em que o poder aquisitivo corresponde ao seu valor social , fazendo com que o gasto com produtos desnecessários sejam importantes para ser ''bem visto'' como trocar de celular a cada lançamento de um modelo novo ou trocar de carro a cada ano demonstrando assim poder e prestígio.    Portanto , é importante que o Governo por meio do Ministério de Educação fornecer investimentos para disseminar o conhecimento sobre a ideia de felicidade do consumismo com propagandas obrigatórias e projetos em escolas e universidades e a mídia cabe agora desconstruir a ideia que ela mesmo ajudou a criar romantizando o consumismo.