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Enviada em: 05/04/2018

O hábito do consumismo no Brasil vem crescendo desde 1994 com a chegada do plano real, quando o poder aquisitivo do povo brasileiro aumentou. Houve uma estabilidade financeira no país, e uma crescente compulsão em conquistar os bens de consumo da moda, como os celulares, notebooks, entre outras coisas. Esse crescimento no consumo do brasileiro se deve ao desconhecimento em educação financeira e a falta de planejamento antes de gastar.          A educação financeira deve ser fazer parte do seio familiar, não somente para os adultos, mas para crianças e adolescentes, pois pesquisas mostram que as crianças influenciam muito na hora de adquirir um produto e essas são influenciadas por propagandas. Mostrar que temos que consumir de forma consciente, é garantir que teremos no futuro pessoas que vão se preocupar em economizar refletindo não somente nos gastos financeiros, todavia também em outros setores como no ambiental.         O planejamento antes da compra deveria fazer parte da família brasileira, que necessita levar em consideração a sua renda para poder consumir, pois o consumismo excessivo as vezes é motivado por fatores emocionais como angústia e ansiedade, entre outros. A necessidade de obter sempre o mais novo, o mais atual, faz com que aumente o número de pessoas endividadas no país. E programar a aquisição levando em consideração sempre a sua necessidade é a forma mais correta de se livrar desse labirinto.             Para que o costume de obter cada vez mais seja modificado, é preciso que país tenham consciência de que são partícipes na árdua missão de educar financeiramente seus filhos e de serem exemplo na hora de consumir. As escolas são também co-responsáveis nesse ensinamento encorporando a disciplina educação financeira para seus alunos e para os responsáveis orientá-los sobre esse assunto através de palestras.