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Enviada em: 05/04/2018

Desde os primórdios das atividades comerciais,as pessoas se organizavam em cidades para fazerem trocas comerciais e conseguirem abrigo, comida, água, roupas e outros suprimentos dos quais realmente precisavam. No entanto, essa trocas deram origem, tempos depois, ao consumo desenfreado influenciado pelas propagandas abusivas que relacionam consumo com a felicidade.  Antigamente a moeda de troca, era o serviço que se precisava,com o serviço que se fazia e tudo isso se baseava somente nas necessidades básicas humanas. Com o tempo, a moeda de troca passou a ser o dinheiro e os hábitos de consumo começaram a mudar. No Brasil, mesmo com a crise econômica que ocorreu/ocorre, os hábitos pouco mudaram.  As compras ultrapassaram o limite da necessidade, gerando as tão temidas dívidas e uma parcela dos brasileiros, principalmente das classes C e D, não fazem uso do planejamento financeiro, que por influencia de propagandas de todos os meios de comunicação, gerando a sensação de felicidade momentânea.   Nos últimos tempos no Brasil, algumas pessoas tem adotado um estilo de vida chamado minimalismo que se define por se livrar dos excessos, do consumo desenfreado e se concentrar no que é importante para encontrar a felicidade e realização pessoal. Isso pode ser um fator positivo, pois favorece a pessoa, evitando assim, a alienação por produtos e gastos com supérfluos.    Fica evidente que os hábitos de consumo do brasileiro é influenciado diretamente pelos meios de comunicação e alimentado pelo meio em que a pessoa vive. Desde a infância, as escolas deveriam ensinar o planejamento e o gerenciamento de finanças , ensinando a criança crescer com o consumo responsável, isto é, fazer o aluno pensar se realmente precisa e ter a consciência de que o poder de compra não dependa apenas de um momento único para dar satisfação, mas sim de que é necessário um planejamento.