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Enviada em: 08/04/2018

Para o filósofo alemão Karl Marx, a religião é o ópio do povo, entretanto, no Brasil, o ópio do povo tem sido ir ás compras. O sistema capitalista vigente no país, têm tornado diversos cidadãos consumidores alienados através da mídia. Isso se mostra um grande problema, a medida que para atender a alta demanda de consumo, muito recurso é explorado, em um planeta finito.     O consumismo exacerbado se tornou um dos maiores problemas da contemporaneidade, já que para mantê-lo uma enorme quantidade de matéria prima é explorada e desperdiçada no processo de produção. Além disso, como quanto mais se consome, mais se produz e o capitalismo usa da obsolescência programada e perceptiva para fazer com que alguns produtos comprados com o passar de um determinado período deixem de funcionar ou não obtenham mais o mesmo prestígio social, muito lixo tem sido gerado, o que leva a outra problemática, a questão do lixo na sociedade contemporânea.     Segundo a teoria marxiana, consumo alienado é quando o trabalhador é influenciado a comprar determinado produto sem que de fato precise dele. Para que o trabalhador seja persuadido a comprar, o setor de produção usa da mídia, com anúncios e propagandas que incitam o consumo e o fazem pensar que, ser bem sucedido é sinônimo de muito consumir. Ademais, para acompanhar esse sistema as classes c e d tendem a se atolar em dívidas para tentar se equiparar as classes mais abastadas.     Em decorrência disso, cabe ao Governo Federal, ao terceiro setor e a mídia a tarefa de reverter esse quadro. Ao Governo Federal cabe apresentar projetos de lei que limitem o teor persuasivo das propagandas e anúncios. Ao terceiro setor cabe a tarefa de conscientizar a sociedade por meio de palestras e grupos de discussão sobre os males do consumismo. Além disso, a mídia deve abordar esse tema sob uma ótica mais educativa, trazendo para debate especialistas em meio ambiente, lixo e administração  para discorrer sobre as consequências desse problema.