Materiais:
Enviada em: 05/04/2018

Ao decorrer dos anos, a sociedade brasileira, assim como a mundial, aumentou o hábito consumista em seu dia a dia, já que todo o necessário para a sobrevivência e o bem-estar humano precisa ser comprado.              Com a revolução industrial, veio também o crescimento de produtos produzidos por grandes empresas, influenciando cada vez mais a ganância populacional ao consumismo exagerado. Grandes empresas investem muito em marketing  e propagandas para evidenciar a sua marca, com a intenção de gerar mais lucros com o crescimento de clientes, que por muitas das vezes são consumidores compulsivos. Entretanto, fica notório a multiplicação de pessoas endividadas no país, uma vez que muitos tornam a prática de mercar um lazer e sentem prazer demasiado em fazer compras.          Contudo, o mais preocupante é o impacto de tal ação no meio ambiente, sabemos que o aquecimento global está em evidência e um dos grandes vilões é o lixo produzido pelo homem,visto que, junto ao acréscimo  de consumo exorbitante há também uma produção imensa de entulhos que  são despejados por inúmeras ocasiões a céu aberto, afetando negativamente a natureza.       O trabalho de conscientização deve ser feito na infância, quando a criança ainda na escola aprende por meio da educação a ter apenas o essencial, a receita federal deveria enviar mais verbas para o MEC, que investindo em professores e palestrantes, garantia a  cultura do consumo responsável em grande parte da população. Priorizar a forma como as crianças e adolescentes são educadas evita um prejuízo futuro ainda maior, preservando o que ainda existe de mais precioso no Brasil o meio ambiente.