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Enviada em: 08/04/2018

O famoso ´´estilo de vida americano`` instaurou-se no Brasil em 1990,no governo de Fernando Collor ,pois nele ouve uma abertura econômica e uma redução expressiva da inflação conferindo aos brasileiros uma maior oferta de produtos ,bem como o aumento do poder de consumo .Contudo, essas facilidades promoveram a geração de uma sociedade altamente consumista e que persiste na sociedade hodierna,seja pela alta influencia midiática,seja pela alta relevância dada ao status social pelos brasileiros.   Em primeiro plano,vale salientar que a mídia é uma notável causadora dos altos índices de consumo na sociedade brasileira.Segundo George Orwell,a mídia controla a massa ,evidenciando que ela atua diretamente nas ações dos consumidores,pois faz a maioria dos produtos tornarem-se ´´indispensáveis`` para eles induzindo-os a consumir cada vez mais.Além disso,ela contribui significativamente para a obsolescência programada,uma vez que,atua na propagação de produtos ´´mais novos e melhores`` contribuindo para o desuso dos antigos.      Além disso,a grande importância dada à posição social no brasil é uma enorme responsável pela formação de uma sociedade consumista.Isso porque,na sociedade hodierna o poder aquisitivo de um indivíduo é o que corresponde ao seu valor social, evidenciando essa perspectiva no ditado popular que diz: “o homem vale aquilo que tem”.Por conseguinte, o gasto com produtos supérfluos torna-se necessário para que o cidadão seja valorizado no meio social.     É evidente,portanto,que a influencia midiática,bem como valorização excessiva do ter são grandes desafios para o termino de uma sociedade consumista.Sendo assim,é necessário que o Ministério da Educação insira a disciplina de educação financeira , por meio de alterações nas diretrizes curriculares nacionais,para que desde cedo os indivíduos aprendam a não contrair déficits fiscais, assim como a saber exercer um consumo consciente.Ademais,cabe ao Ministério das comunicações fazer a regulamentação de propagandas e marketing que estimulem o consumo.