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Enviada em: 08/04/2018

Narcisismo social     “A sociedade influencia o ser humano”. Segundo Durkheim, o corpo social tem tamanha importância de modo que ultrapassa a própria individualidade. Ademais, no Brasil, essa é uma realidade para as pessoas que, cotidianamente, são estimuladas a comprar, muitas vezes, supérfluos. Com isso, ao invés de agir para minimizar a prática descrita por Durkheim da vivenciada por esses indivíduos, a educação econômica precária e a mídia sensacionalista acabam contribuindo para a situação atual.     Em primeiro lugar, o ensino financeiro é mitigado no país, nas escolas não há suporte ou instrução aos professores sobre esse tópico que é essencial na formação de cidadãos. Em virtude disso, hábitos de compras irracionais são mais propensos a acontecer, levando muitos indivíduos a contrair dívidas. Dessa forma, a educação inconsistente acaba funcionando como a primeira lei de Newton, a lei da inércia, a qual afirma que um corpo tende a permanecer no seu movimento até que uma força suficiente atue sobre ele mudando-o de percurso, o que dificulta a mudança da realidade descrita por Durkheim, da vivenciada pelos indivíduos que enfrentam o consumismo no Brasil.     Além disso, os meios de comunicação acabam influenciando negativamente o público, por meio de propagandas idealizadas que tornam o produto alvo de consumo exacerbado. Com efeito, há instigação do efeito narciso, no qual há hipervalorização do indivíduo, decorrente também da influência da sociedade sobre os hábitos do mesmo, essa concepção é um dos principais motivos de inúmeras compras desnecessárias. Desse modo, o índice de consumo escusável, cresce continuamente, o que aproxima, ainda mais, a realidade descrita por Durkheim da vivenciada no país.    Evidenciam-se, portanto, significativas dificuldades no combate a hábitos consumistas que lesam inúmeros brasileiros. Por conseguinte, as secretarias municipais e estaduais da educação devem, por meio de professores e economistas, promover projetos em sala que instruam os alunos a lidar com o dinheiro nos quais hajam simulações de compra e venda de produtos com orçamentos pré-definidos, a fim de melhorar a educação financeira, pois com treinamento as atitudes de consumo consciente serão maximizadas. Outrossim, emissoras de TV podem ter uma melhor filtragem de sua programação, diminuindo, por exemplo, o tempo de comerciais que estimulem o consumo exacerbado e aumentando a duração de campanhas que propaguem a compra racional, para que a obtenção de bens seja mais responsável. Só assim, funcionando como a força descrita por Newton, mudando o percurso desse problema no Brasil, o narcisismo social será mitigado.