Materiais:
Enviada em: 09/04/2018

A crise do consumo      Somos todos consumidores, não há como negar. Desde alimentos, água e energia precisamos comprar e pagar. O Brasil está passando por transformações econômicas que estão refletindo no bolso do consumidor.        Gastar dinheiro é sinônimo de felicidade para muita gente, mas a famosa economia por escolhas inteligentes como: refis, versões mais baratas ou até mesmo embalagem tamanho família, vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos brasileiros. Tendo em vista que o Brasil já teve tempos melhores, é preciso lembrar dos anos de 2009 a 2011 onde a busca por fartura era maior do que nos dias atuais e que o período de 2012 até 2014 foi de grande impacto na área de gourmetização no país. Como nem tudo são flores, em 2015 o Brasil sofreu com a racionalização do consumo, e somente hoje alguns produtos estão voltando ao cotidiano de poucos privilegiados brasileiros. Contudo, além dos elevados impostos, há uma lista extensa de entraves às pretensões consumistas. A grande maioria da sociedade brasileira sofre com a "Oneomania" a doença que mexe com a cabeça e com o bolso. A geração de compulsão por compras só aumenta, estimulada pela internet e pelo crédito "fácil e rápido". Como se isso ainda não fosse o bastante para a nossa realidade, as mídias sociais atacam o povo brasileiro com unhas e dentes; fazendo de uma simples pesquisa de um item que gostaríamos de comprar via web, mesmo após fecharmos a aba dos sites visitados, recebemos inúmeros anúncios e até mesmo e-mails com ofertas do item pesquisado. É como se o mundo estivesse lhe avisando o tempo todo do item que você gostaria tanto de comprar.      Entretanto, o processo de transformação econômica que estamos vivendo atualmente no Brasil, está fazendo grande parte da população brasileira repensar seus consumos, distinguir o "querer e poder" da "necessidade ou desejo"; o que tende ser a melhor estrategia para o bolso brasileiro.