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Enviada em: 09/04/2018

Consumo e consciência     A ascensão da indústria no Brasil, em meados do século XX, possibilitou a produção em grande escala, fator que impulsionou o aumento na venda e consumo de produtos em geral. No entanto, comprar se tornou hábito prejudicial à vida de inúmeros brasileiros, devido à aquisição material não consciente, majoritariamente incentivada pela mídia e publicidade, aspecto que leva ao endividamento de múltiplas famílias do país.   Consumir demasiadamente é ato comum entre os brasileiros. Na sociedade contemporânea, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), poucos são compradores conscientes. Esse aspecto interfere diretamente na vida dos cidadãos, de modo que não tenham o controle devido sobre suas finanças e acabem adquirindo mais despesas que suas rendas possam cobrir.    Ainda convém enfatizar, que a mídia e a publicidade são grandes responsáveis pelo desenfreamento nos hábitos de consumo. Durante todo o tempo, propagandas sobre inúmeros produtos e marcas são transmitidas para todo o Brasil, traço que incentiva ainda mais a necessidade de adquirir bens materiais, muita das vezes supérfluos, logo, a quantidade de famílias endividadas acaba crescendo em números exorbitantes no país.   Com isso, é preciso que os hábitos de consumo dos brasileiros sejam menos inconsequentes. Sendo assim, o Governo juntamente com o Ministério da Educação, devem aplicar em todas as escolas do Brasil, uma disciplina que discuta a questão do consumismo e ensine educação financeira, para que influencie desde cedo os indivíduos a controlarem suas economias e a evitarem acumulação de dívidas em suas famílias. Ademais, é necessário que a mídia e a publicidade façam campanhas para a conscientização dos cidadãos sobre esses pontos, e assim ajudem na formação de um país com costumes mais saudáveis de consumação.