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Enviada em: 04/04/2018

Inovações tecnológicas foram ferramentas utilizadas para a expansão do comércio de produtos em escala mundial e, com o advento da globalização, empresas transnacionais possuem controle de diferentes mercados. Nesse contexto, a sociedade brasileira recebe e consome diariamente produtos vindos de diversas partes do globo, sem muitas vezes se dar conta do que realmente compram, uma vez que recebem influências de agentes midiáticos, além de consumir produtos que agridem direta ou indiretamente o meio ambiente,       Em primeiro plano, é válido destacar como a mídia possui papel ativo na perpetuação dos hábitos de consumo no Brasil. Ao longo de um único dia, pessoas são bombardeadas com anúncios, propagandas e ofertas de diferentes veículos de comunicação, atraindo consumidores através de ferramentas, que muitas vezes trabalham  com o psicológico dos mesmos, por meio de cores, imagens que criam a noção ilusória de que o produto é essencial para a vida do comprador, conceito definido como fetichismo da matéria por Karl Marx. Nem mesmo crianças ficam imunes a este processo, já sendo inseridas sem que percebam no sistema capitalista, que visa o lucro ao atrair compradores através do marketing. Com isso, é criado um consumo inconsciente, onde ter determinada mercadoria se torna mais importante do que sua finalidade.       Sob uma diferente ótica, pode-se observar como a relação entre consumo e sustentabilidade são deixadas em segundo plano na hora da compra por muitos brasileiros. Por definição, um consumo sustentável seria aquele que se utilizasse dos recursos disponíveis a modo que os mesmos também abastecessem gerações futuras. Porém, muitas compras são feitas sem mesmo o conhecimento total dos consumidores dos processos produtivos, como a água virtual, que é relacionada a quantidade utilizada na produção de variados artigos, desde o setor alimentício ao têxtil. Ademais, a caça de animais também abastece o mercado consumidor, comprometendo a fauna de diferentes ecossistemas, apesar da existência de tecnologias que possibilitam a fabricação de tecidos e couros alternativos, se apresentando como caminho para um consumo menos prejudicial ao meio ambiente.            Portanto, a sociedade brasileira reproduz um momento de consumismo e de indiferença com o meio ambiente, comportamento este que é hereditário nas famílias, onde cabe ao governo a criação de campanhas de conscientização sobre sustentabilidade em instituições de ensino, que potencializam a mudança de ideologia de futuras gerações acerca dos hábitos de consumo