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Enviada em: 09/04/2018

Confome o pensamento do filósofo Montesquieu, é da natureza do comércio tornar úteis coisas supérfluas e necessárias as coisas úteis. Dessa forma, é notório que o sistema capitalista fala em nome de todos e dirige a todos as suas ordens imperiosas de consumo. Diante disso, deve-se analisar como a influência do marketing e a obsolescência programada prejudicam os hábitos de consumo dos brasileiros.     A influência do marketing é um dos principais fatores que molda a consumo do Brasil. Isso acontece porque, as estratégias de marketing buscam dizer o que as pessoas devem comer, o que é divertido fazer e o que precisa vestir para ser melhor aceito na sociedade. Em decorrência dessa estereotipagem que induz um estilo de vida ideal à todos, o consumidor acaba, então, digerindo essas estratégias que o impulsiona ao consumismo. Essa realidade é comprovada por um estudo feito pela SPC(Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL(Confederação Nacional de Dirigentes Logistas): apenas 28% dos consumidores brasileiros consomem de forma consciente, ou seja, a maioria consome de forma inconsciente.     Além disso, nota-se, ainda, que a obsolescência programada é uma das grandes responsáveis pelo aumento do consumo. Isso acontece porque, os controladores do sistema capitalista ao perceber que na Grande Depressão de 1929 havia estoque de produtos industrializados e que não eram comercializados, diminuindo o lucro e reduzindo o consumo desenvolveram técnicas para os produtos terem vida útil menor. A empresa Cartel que produzia lâmpadas, por exemplo, limitou a produção de lâmpadas com duração de até 1.000 horas. Se as empresas participantes do Cartel produzissem mais do que 1.000 horas recebiam multa. Por consequência disso, o consumidor é obrigado a comprar o mesmo produto diversas vezes, pelo fato dele ser obsoleto propositalmente.    Torna-se evidente, portanto, que, no Brasil, as pessoas consomem não só porque sentem prazer, mas também porque o sistema induz. Em razão disso, cabe ao Ministério da Educação estimular um senso crítico na sociedade por meio de propagandas, para evitar o consumo inconsciente. Ademais, o campo legislativo deve criar leis para que multem em 30% do seu lucro total, as empresas que promoverem uma vida útil menor dos produtos com a finalidade de lucrar mais. Dessa forma, os hábitos de consumo que podem se tornar consumismo poderá minimizar.