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Enviada em: 09/04/2018

Os hábitos de consumo no Brasil não é um problema atual: desde o século XIX quando a Revolução Industrial chegou no país, a sociedade foi se tornando cada vez mais consumista, como também capitalista. Nesse âmbito, dois aspectos se fazem relevantes: hábitos de consumo e a desigualdade social.      Atualmente, no Brasil existe um grande numero de consumidores não conscientes, de acordo com um estudo realizado pelo SPC e CNDL 3 em cada 10 brasileiros consomem como uma forma de lazer e também um método desestressante. Ademais esses hábitos estão se tornando cada vez mais viciantes entre a população, o que torna essa questão cada vez mais preocupante.      Outro fato importante é desigualdade social, que impulsiona um maior consumo em uma parte mais carentes da sociedade, fato que se deve a um consumo associado ao sucesso, como usar e ostentar uma marca de roupa famosa. Todavia essa ideia apenas da uma satisfação temporária, de quanto mais se compra maior é a sua condição financeira, revelando uma falsa ascensão social.      Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. A principio é evidente que os hábitos e vícios de consumos, representam uma maior ameaça as classes mais pobres, com base nisso o Governo em parceria com as escolas crie palestras de conscientização e estimulando a igualdade social, como também explicando a importância de comprar apenas o necessário e relevante. Isso pode ser feito também através da mídia, como em telenovelas exemplificando como se pode viver bem com  pouco. O produto disso é uma sociedade menos endividada, e cada vez mais satisfeita com a vida que possui.