Materiais:
Enviada em: 06/04/2018

É recorrente na história a coisificação do sucesso, tornando-o sinônimo de grande quantidade material adquirida. Nesse tocante, a facilitação do crédito, implantou às demais classes o hábito consumista - uma tentativa de se aproximar da imposição social de ser bem-sucedido. Nesse contexto, deve-se analisar como a participação da mídia e a falta de um preparo financeiro influencia na problemática em questão no Brasil hodierno.     A mídia é, sem dúvida, a principal responsável por propagar a ideia de que é necessário o consumo. Para os sociólogos Adorno e Horkheimer, isso se faz com a implantação de uma pseudo-felicidade no ato de obter algo, vetando assim, a autonomia consciente, que gera a crise da razão. Destarte, o valor simbólico do produto se torna prioridade em detrimento da real necessidade, acarretando em dívidas superiores ao seu poder de compra. Em tempo: segundo dados de SPC e da CNDL, cerca de 3 em cada 10 consumidores brasileiros consideram a compra como o tipo de lazer preferido.     Soma-se a essa implantação da compra inconsciente, a falta de uma orientação financeira na grade curricular de base brasileira. Com isso, o indivíduo sem orientação, ao adentrar o mercado de trabalho não terá planejamento para para suas finanças, fazendo-o assim mais suscetíveis às influências da mídia, e promovendo o crescimento de indústrias que se desenvolvem baseadas na compra compulsória da população. Paulo Freire definiu isso como pedagogia do oprimido. Em detrimento disso, 73% das crianças se deixam influenciar na hora da compra por propagandas de TV, segundo o Instituto Alana. Comportamento que se perpetua.   Para resolver tais questões, é necessário que o MEC, através da implantação de debates escolares e da matéria de orientação financeira, se preocupem com a formação de futuros consumidores responsáveis. Isso precisa ocorrer para que a inconsciência deixe de ser sinônimo de lucro. Ademais, o governo, através de propagandas midiáticas, atentem a população sobre o problema, promovendo uma influência reversa.