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Enviada em: 09/04/2018

Desde a Revolução Industrial, á qual consiste na  transição para novos processos de manufatura, o mundo é gerado pelo poder do capital. O Brasil iniciou se no processo de industrialização tardiamente o que o colocou como país em desenvolvimento, mas não o impediu de ser uma sociedade de consumo, na qual o individuo é definido e discriminado por seus bens e poses ,processo impulsionado pelo mercado que vem criando novas necessidades para manter se e tornar se cada vez mais lucrativo.    No século XXI a classe média brasileira expandiu se significantemente ,alterando assim hábitos de consumo diretamente ligados a rotina desses cidadãos, criando se uma sociedade cada vez mais consumista. Como citou o geografo Milton Santos, o consumidor de bens materiais não é cidadão, quando deixa se levar pelas decisões das empresas, e condiciona seus gostos e valores a determinados padrões de viver, de vestir entre outros. A durabilidade dos produtos ofertados aos consumidores diminui cada vez mais , tornando os reféns do sistema capitalista .    Outro fator impulsionador do problema, e a forma com que as grandes marcas ,utilizam se do marketing propagado pelas mídias para consolidar seus monopólios ,surgindo assim propagandas que não condizem com os fatos reais. O texto A Sociedade de consumo escrito pelo filosofo Baudrillard, diz que o consumo é ensinado em sociedade como forma de socialização, movendo um  sistema econômico de alta produtividade.      Sendo assim pode se concluir  que, o consumo desenfreado da sociedade brasileira não é interessante a  partir do momento em que desumaniza os cidadãos para assim  encaixa los dentro de um sistema econômico . A conscientização da população é de extrema importância para amenizar tal situação, tal medida deve ser implantada de parceria entre o MEC e os Governos Estaduais e Federias , criando campanhas de consciencização em escolas para promover uma sociedade de consumo consciente.