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Enviada em: 07/04/2018

o período tecnológico atual fez com que as indústrias oferecessem uma vasta diversidade de produtos ao consumidor. Um vez que, esse fator ganhou tanta relevância que se tornou uma mazela, pois os indivíduos consomem mais do que o necessário, tal efeito atingiu os brasileiros também, seja pela autoafirmação pessoal, seja pela influencia da mídia.     Em primeira análise, se deve ressaltar o estudo feito pelo filósofo Bauman quando declara que o consumo atual não se relaciona com a satisfação das necessidades, mas sim a uma carência de auto-segurança quanto à adequação. Esse discurso ratifica que, os brasileiros precisam possuir todas as novidades do mercado para se encaixar na sociedade, já que essa é extremamente capitalista. Fator que é comprovado em estudos de bancos, pois entre 2015 e 2017 o número de inadimplência no Brasil aumentou, e uma das justificando é o consumo em excesso causada pelo fator descrito.    Outro aspecto que aumenta o consumismo é a forte relação da mídia com as publicações.Segundo o filósofo Adorno a mídia consegue persuadir em massa pessoas a comprar determinado produto. Isso porque, normalmente nas propagandas são usados atores que encenam uma vida perfeita por estar usando determinada mercadoria que se queira vender.À vista disso, o telespectador se sente impactado e na obrigação de comprar para possuir bem-estar.     Sendo assim, visualiza-se que a busca por status social e a persuasão da mídia fez o consumo virar um problema. Nesse sentido, é dever do Ministério da educação oferecer palestra com psicólogos e economistas em bairros e escolas no intuito de formar uma população com sendo crítico e consciente quanto ao poder da compra, para não se tornarem vítimas de propagandas ilusórias. Assim como esse mesmos psicólogos podem ajudar desmitificar a ideia de quem possui mais bens materiais terá melhor aceitação na sociedade. Dessa forma a sociedade vai dar mais atenção aos valores humanos e não materiais, diminuindo a inadimplência do país.