Materiais:
Enviada em: 07/04/2018

É notório afirma que, o hábito de consumo excessivo no Brasil se encadeou após a Revolução industrial. Pesquisa feita em um site demonstra que cerca de 3 em cada 10 pessoas compram por prazer, ou seja, só para se sentir bem com sigo mesma. Portanto, esse mito que compra traz felicidade vem através das má influência das propagandas abusivas que induz a compra. Na sociedade temos pessoas de consumo e pessoas consumistas. A pessoa consumistas , está diretamente ligada ao prazer pela compra, aquela que ao ver uma promoção ,já quer ir á compra logo as mesmas pensão antes de efetuar a tal. Já a pessoa de consumo , é aquela que pensa antes de fazer qualquer compra, portanto, não sofre influência das propagandas ,e sim efetua com maturidade, compram pela necessidade. Contudo, podemos afirmar que, quase metade da população é impactada diretamente por propagandas, por descontos e entre outras coisas. Essa pessoas muitas vezes criam uma bola de neve (dividas) sem necessidade, só porque viu ou ouviu uma propaganda. O consumo responsável deve ser ensinado desde de cedo às crianças. Muitos pais não demonstram esses valores ou dão mau exemplos de comprar sem pensar, e acaba influenciando diretamente seus filhos a se tornarem consumidores irresponsáveis e tendo uma educação financeira ruim . Em vista dos argumentos apresentados, devemos pensar bem antes de fazer uma compra para não entrarmos na estatística. Antes de fazer qualquer compra devemos ter o seguinte pensamento ‘’necessito mesmo desse produto’’ ou ‘’posso esperar mais um pouco’’?. Assim temos consumidores mais consciente antes de fazer seus consumo, para que podemos passar uma boa educação financeira futuramente. Com isso devemos ensinar nossos filhos para que futuramente termos consumidores de bem.