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Enviada em: 08/04/2018

A Revolução Industrial intensificou a produção em larga escala. Contudo, a publicidade foi o pilar que articulou a o vínculo entre indivíduo e produto. O Brasil é um dos países mais afetados pelo consumismo, tendo em vista que não só propagandas são exacerbadamente divulgadas em horários picos, mas também poucos são as crianças preparadas para evitar práticas de consumo alienado.  Durante o Barroco a igreja utilizou-se de propagandas para manipular a vontade das pessoas.Entretanto, Mesmo após séculos essa prática vem sendo utilizada, dessa vez o protagonista é o capitalismo. Segundo o psiquiatra Enrique Rojas, o consumismo, legado do capitalismo, tem uma forte raiz na propaganda em massa, dessa maneira criando falsas necessidades. Infelizmente, no Brasil o anúncio de produtos por veículos midiáticos são permitidos em horários picos, consequentemente, resultando no estimulo de práticas consumistas pelo público alvo.   Além disso, segundo o filósofo grego Pitágoras, é necessário educar as crianças para não punir os adultos. Nesse contexto, a Escola tem papel fundamental em combater o consumismo, visto que não só foi o principal intermédio entre os educadores Paulo Freire, Lendro Karnal e a educação, mas também ainda hoje continua como formadora  senso crítico nos alunos.     O Legislativo, portanto, deve elaborar medidas  que obriguem a mídia a migrarem as propagandas de horários picos para outro turno, no intuito de atenuar o contato entre publicidade e público alvo. Cabe também as escolas, a promoção de uma nova disciplina que aborde o como evitar o consumismo e amenizar seus impactos na sociedade, através da realização de palestras com profissionais da área e até mesmo o debate entre professores e alunos. Com essas medidas, havera uma drástica queda no número de casos envolvendo práticas consumistas.