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Enviada em: 07/04/2018

O consumo dos brasileiros aumenta a cada ano, apesar da crise existente no país o IBGE aponta que houve significativo aumento principalmente em itens de luxo, mas de onde vem essa necessidade em comprar? Iniciou na primeira Revolução Industrial quando surgiu a produção em massa e a população passou a receber um salário, mesmo que pouco, já dava para começar a adquirir produtos.   O shopping possui grande participação no excesso do consumo visto que se tornou uma forma de lazer depois de um dia cansativo ou para se divertir nos fins de semana. Ao entrar no estacionamento, o consumidor passa a ser bombardeado com propagandas que o instigam a visitar alguma loja ou ir atrás de alguma promoção. Num primeiro olhar, as promoções são muito atrativas e fazem o consumidor pensar que está fazendo um boa compra e economizando em tal produto, mas o que acontece na maioria das vezes é que o produto está com o mesmo valor ou ainda mais caro.   Além do excesso de propagandas, muitas delas são abusivas e fazem o indivíduo pensar que está atrasado na sociedade se não obtiver o novo lançamento com a mais alta tecnologia. O problema desses lançamentos é que possuem uma obsolescência programada, ou seja, possuem prazo para não ter mais atualizações ou simplesmente parar de funcionar e o consumidor ter que comprar um novo aparelho. As empresas disponibilizam um poder de crédito muito bom e por vezes muito alto também, o que faz com que o comprador perca o controle de suas finanças.   O consumidor brasileiro precisa se tornar mais consciente, aprendendo a lidar melhor com suas finanças e isso pode ser iniciado nas escolas através de uma educação financeira ensinando a administrar capital, contas fixas, gastos esporádicos e poupança. Já existem também aplicativos que fazem esse trabalho de controle e apresenta o quanto pode ser gastado no mês e se o valor foi extrapolado ou não.