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Enviada em: 06/04/2018

Os delírios consumistas e a realidade brasileira  Os problemas causados pelo consumismo não são atuais. A França do século 18 sofreu graves consequências graças aos delírios consumistas de seus governantes, que utilizavam dinheiro público para satisfazer os próprios desejos, deixando o povo à deriva. Hoje, graças à paradigmas sociais com relação ao sucesso pessoal e à divulgação sem limites pela mídia de produtos, as pessoas acabam apelando às compras desnecessárias com objetivo de auto compensação, o que acaba sendo nocivo, pois cria um ciclo psicológico vicioso e traz consequências aos indivíduos, o que urge pela tomada de medidas para a resolução do impasse.   No que tange à problemática dos hábitos de consumo no Brasil, pode-se dizer que, como citado anteriormente, a mídia desempenha papel importante no assunto, visto que a divulgação extrema de coisas desnecessárias influencia o comportamento humano, pois o cérebro interpreta algo que as pessoas estão acostumadas a ver como uma necessidade, o que estimula a compra de objetos que se tornam rotineiros por meio de propagandas vistas na "TV", o que traz consequências à vida pessoal e financeira do ser humano.     Outrossim, pode-se citar como fator coibitivo para a resolução do tema, o fato de que o acervo de bens individual é visto como fator determinante de bem-estar social. Desse modo, o consumo passa a ser visto como garantia de validação, sendo comprovado cientificamente que a exclusão por parte do meio afeta o emocional do cidadão e sua habilidade de socialização.  Contudo, conforme Gandhi "devemos nos tornar a mudança que queremos ver", dito isso, devemos unir áreas do Governo como o Ministério das Comunicações e o Sindicato de Psicologia com objetivo de ministrar palestras de conscientização social sobre os perigos do consumo desenfreado, assim como o controle de propagandas por parte da Mídia. Só assim poderemos aprender a comprar de forma saudável.