Materiais:
Enviada em: 05/04/2018

No Brasil, o consumismo é um fator que gera lucro e bens para a população. Por outro lado, o consumo está ligado com a modernização e tecnologia, ou seja, pela compra por desejo, e não necessidade. Como a sociedade cresce constantemente, deve-se aplicar projetos de conscientização nas escolas e através da mídia, apresentar os problemas desse sistema consumista.      Sabe-se, que o consumismo infantil é influenciado por propagandas com personagens famosos e, principalmente, em datas especiais. Com isso, há compras além do necessário que geram divídas à várias famílias. Além disso, o estudo realizado pelo SAC e da CNDL, constatou que 3 em cada 10 consumidores no Brasil consideram as compras como um lazer favorito. Todavia, há de se considerar a seguinte frase dita por George Orwell:” A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa.''      Além disso, os padrões sociais que são postos na sociedade, inúmeras pessoas adquirem e seguem tal patamar de vida. Ainda, há sites online de compras e, com menores preços, que faz, consequentemente, a população comprar mais. Porém, a pessoa se torna compulsiva e nem se dá conta que está tornando-se um vício. De fato, o vício está ligado com o endividamento que pode tornar-se um problema psicológico.      Portanto, juntamente com as escolas há de criar-se projetos do consumo consciente, alertando desde jovens à terem bons hábitos. Também, a mídia em parceria com o SPC Brasil, deve colocar à população os gastos à toa e os futuros problemas financeiros e psicológicos que uma decisão compulsiva pode gerar. Com isso, consumir o necessário, aproveitar moderadamente promoções de coleções passadas com menores doses e pensar antes de consumir, é algumas ações que contribuíram para o financeiro, ICC e para o meio ambiente, que terá menos lixo futuramente.