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Enviada em: 06/04/2018

O consumo é necessário para manutenção da vida.No entanto,a alienação midiática em conjunto com a falta de educação econômica tem transformado essa atividade em um problema social,o hiperconsumismo.    É importante ressaltar que a base do capitalismo é a compra e por isso esta se trata de uma atitude importante  para a sobrevivência e maior qualidade de vida.Porém de acordo com Leandro Karnal,o consumo tornou-se sinônimo de inclusão social.Tal fato deixa claro a intensidade com que a apelação das propagandas atingem o comportamento social,gerando esteriótipos e criando necessidade.   "Desde de pequenos comemos lixo comercial e industrial",esse é um trecho da música "Geração Coca-cola" ,de Renato Russo,que reflete sobre a indução ao consumismo ainda na infância e seus efeitos negativos na vida adulta.De maneira que a falta de educação econômica não apenas molda os desejos das crianças e possibilita a alienação,mas também contribui na formação de indivíduos oniomaníacos,doença relacionada a compulsão por compra,e,consequentemente ,endividados.   A Revolução Industrial foi responsável pela produção em larga escala,o que permitiu o abaixamento dos preços e maior acessibilidade da massa social aos bens supérfluos.Apesar da obvia melhora na qualidade de vida, a falta de consciência sobre o direcionamento dos dejetos produzidos e a forma adequada de descarte tem gerado sérios prejuízos ambientais,como a poluição do solo,contaminação da água e degradação da fauna e flora.    Entende-se,portanto,que embora o consumo seja essencial para a manutenção da vida ,é importante que a sociedade tenha um senso crítico sobre suas escolhas e reais necessidades.De modo que as escolas com o auxilio das famílias devem promover a educação econômica ,através de experimentos interativos e lúdicos sobre formas de administração do dinheiro,como evitar a impulsividade na hora da compra e sua responsabilidade frente ao meio ambiente ,para que próxima geração brasileira tenho consciência dos danos ambientais,sociais e individuais que o hiperconsumismo trás;além disso,é necessário que o Estado limite as propagandas em ambientes infantis e exija que estas esclareçam, a existência de edições fotográficas a fim reduzir a compulsividade de compra apenas pela a aparência.