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Enviada em: 05/04/2018

"A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa." Essa frase do escritor George Orwell é uma síntese do atual capitalismo, segundo o qual a população deve ser estimulada a gerar lucro para uma empresa por meio do incentivo de propagandas. No Brasil, esse pensamento pode ser observado nas mais diversas camadas sociais, uma vez que boa parte da população é facilmente influenciável devido ao fraco senso crítico presente na sociedade brasileira. Esse fato exige uma ação mais engajada de setores da sociedade civil a fim de estimular o consumo consciente.        Efetivamente, a influência exercida pela mídia nos hábitos consumistas dos brasileiros é resultado de comerciais que mostram a felicidade das pessoas ao adquirir um produto, causando o desejo por ele. Por sua vez, devido ao fato do senso crítico desenvolvido por famílias e escolas ser muito frágil, o cidadão não consegue discernir quais são suas reais necessidades, comprando algo que não lhe será útil e acaba, muitas vezes, contraindo dívidas, pois o crédito facilitado oferecido por algumas lojas incentiva ainda mais o consumo desenfreado.        Além disso, a obsolescência programada é uma realidade, fato que diminui a vida útil do produto e incentiva o consumidor a comprar mais. Esse fato gera um grande volume de objetos descartados, o que é preocupante para o desenvolvimento sustentável, já que o descarte inadequado de produtos, principalmente eletrônicos, pode poluir solos e cursos de água, inutilizando o seu potencial para as gerações futuras.        Portanto, para que o consumo consciente seja uma verdade, é preciso que as escolas, em parceria com as famílias, realizem debates educativos acerca dessa questão, por meio de palestras e documentários que estimulem o desenvolvimento do senso crítico e ajudem as crianças a identificar suas necessidades. Ademais, faz-se necessário também o estímulo, por parte da família, à destinação correta do lixo, evitando poluir o meio ambiente para as próximas gerações.