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Enviada em: 06/04/2018

Na série "Todo Mundo Odeia o Chris", a mãe do protagonista têm um comportamento compulsivo quando se trata de compras. Isso aumenta ainda mais quando ela se vê em situações em que está cercada por pessoas melhor sucedidas que a mesma, logo, a personagem sente necessidade de mostrar seu poder de aquisição, mesmo quando não o possui. Fora das telas o contexto não é muito diferente. Tendo em vista que, no últimos século, grande parte dos brasileiros adquiriram hábitos de compra sem necessidade e finalidade com o propósito de satisfazer seus egos e melhorar a auto-estima; comprar tornou-se sinônimo de poder e por conseguinte criou uma geração em que a maioria está imersa em consumo inconsciente e mergulhada em dívidas parceladas.     Segundo Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e de pensar. É indubitável, pois, que o jeito dos brasileiros de consumirem nos dias atuais têm influências da sociedade como um todo. Uma verdade que corrobora para esse acontecimento são as mídias sociais, as atuais "bloggers" e as propagandas. Uma pessoa, em meio social, muitas das vezes ao observar produtos em alta - mesmo esse não tendo fins imediatos para a mesma - se vê na obrigação de tê-lo como forma de fazer parte do grupo que pode possuí-lo. Um exemplo disso são as "influencers" digitais, as quais fazem do poder influenciador que possuem diante de seus seguidores um meio de trabalho para vender produtos de variadas empresas e colaboram para o consumo como forma de prestígio social.     Outrossim são os grandes avanços tecnológicos imediatistas e rápidos, os quais aceleram a  obsolescência programada, ao passo que, tornam o hábito dos compradores de trocarem seus produtos novos, por mais novos um desejo enraizado. Uma realidade que comprova esse raciocínio é a perda do hábito de consertar aparelhos eletrônicos, no ínterim atual, quando um produto apresenta defeitos o principal pensamento da maioria dos brasileiros é adquirir um novo e com melhorias.    É imprescindível, pois, que empresas que utilizam desse mercado de ''influencers'' brasileiras criem produtos com mais de uma função, como blusas que possam ser vestidas frente e verso, assim além de um comprador economizar nas despesas, esse possa também possuir dois produtos em um, podendo gerar uma menor compulsão pelo consumo. Além disso, ONG's ambientais deveriam investir em propaganda de como a obsolescência afeta diretamente o meio ambiente, desse modo auxiliando a conscientização do consumidor que o hábito de compra não tem efeitos apenas sociais, mas são impactantes para os ecossistemas terrestres.