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Enviada em: 06/04/2018

Após a Revolução Industrial, o mundo nunca mais foi o mesmo. O processo de industrialização foi impulsionado, o que levou o desenvolvimento de indústrias, e logo após o consumo de produtos industrializados e alienados pela mídia. Nesse sentido, observa-se que a sociedade contemporânea tem tido um consumo desenfreado de produtos e serviços em busca do prazer. Ademais, a expansão do crédito tem gerado uma maior facilidade para o desenvolvimento do consumismo.    "É da natureza do comércio tornar úteis coisas supérfluas e necessárias coisas úteis", a frase de Montesquieu, faz alusão a obsolescência programada de muitos produtos que a sociedade é induzida a comprar. Segundo o SPC- Serviço de Proteção ao Crédito- afirma que só 28% da população compra de forma consciente, assim, fica evidente que as influencias midiáticas estão cada vez mais presentes, alienando os consumidores a adquirir serviços os quais não estão precisando.    Além disso, a expansão do acesso ao crédito tem proporcionado o aumento consumo de mercadorias supérfluas. Com esse crédito muitas pessoas vão consumir  mais do que ganha e consequentemente viver em crise financeira. Na sociedade pós-moderna, a condição indispensável à vida é o consumo. Mas, de forma consciente para adquirir o que necessita. Comprovando a frase de Zygmunt Bauman, "consumo, logo existo".    Fica claro, portanto, que os brasileiros são influenciados pelas mídias e pela associação de comprar com prazer. De início, a sociedade deve passar por uma educação financeira, a fim de amenizar as compras desnecessárias e não comprar mais do que ganha. As escolas com parceria com o Ministério da Educação, reformar a grade curricular das crianças e adolescentes acrescentando a disciplina, para que desde de cedo tenha conhecimento sobre a diferença entre consumo e consumismo.