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Enviada em: 06/04/2018

No filme '' Delírios de um Consumo de Becky Bloon '', mostra como personagem principal, uma garota que adorava fazer compras e que seu vício a leva à falência. Desse modo, fora das telas, no Brasil, é possível ser observado o consumo desnecessário ganhando dimensões preocupantes inclusive quando relacionados em questões ambientais. Sendo assim, o consumo é algo inevitável na sociedade e as compras são muitas vezes justificadas como forma de reduzir o estresse cotidiano.    Em primeiro lugar, é valido ressaltar que alguns valores típicos da sociedade atual tornam-se contribuintes na prática do consumo. Dessa forma, nessa conjuntura majoritariamente capitalista, a mídia passa a exercer sua função manipuladora para convencer a população a comprar cada vez mais, e consequentemente, perpetuar os hábitos consumistas desencadeando o descontrole e a falta de consciência fazendo com que a pessoa seja levada pelo impulso da compra e o desejo de suprir suas necessidades, que na maioria das vezes, nem ela mesmo sabe quais são.     Ademais, conforme a nossa sociedade foi criando padrões de comportamento que demonstram o quão bem-sucedido um indivíduo é — padrões esses reforçados pela mídia —, pessoas de todas as classes sociais passaram a ter vontades semelhantes em relação aos ''sonhos de consumo''. Porém, o acesso aos bens de consumo mais caros não é tão simples para os grupos de baixo poder aquisitivo, que acabam gerando despesas superiores ao rendimento quando querem satisfazer esses desejos, neste caso, é correto afirmar que o consumismo ajuda a acentuar a diferença de classes no nosso país.     Portanto, diante de fatos supracitados, medidas são necessárias para resolver esse impasse. Em primeiro plano, cabe ao Ministério da Educação estimular o pensamento crítico na sociedade por meio de palestras nas escolas e propagandas em telejornais, evitando a entrada da população no mundo consumista sem um senso consciente pré-formado. Além disso, a mídia como grande influenciadora no que tange o consumo deve promover propagandas voltadas para o gerenciamento das finanças pessoais e o consumo responsável, colocando em prática valores que devem ser ensinados desde cedo às crianças para que no futuro tornem-se consumidores responsáveis e como uma boa educação financeira. Só assim, o país se tornará mais equilibrado no que diz respeito ao consumo e indivíduo na sociedade.