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Enviada em: 06/04/2018

Sabe-se que para muitos brasileiros controlar o hábito de fazer comprar é um enorme sacrifício, isso se deve as diversas influências que as mídias televisivas e a internet transmitem a sociedade. Além disso, tem-se também a preocupação das pessoas em seguir uma uniformização da moda associada a ação do Marketing, que juntos levam ao consumo exagerado dos produtos em tendência. Esses e demais fatores ajudaram a formar o que se chama, hoje, de sociedade de consumo, na qual se refere a uma sociedade em que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços disponíveis, graças a elevada produção.   A princípio, sabe-se que a sociedade sofre constantemente uma enorme influência à prática do consumo, seja ela por propagandas, comerciais, jornais, internet, televisões, entre outros. A forma com que se interpreta e suas condições psicológicas em cima de determinados anúncios estipulam qual o tipo de consumidor a pessoa se encaixa, um consumidor inconsciente ou consciente. De acordo com a SPC (Serviço de proteção ao crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), apenas três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes, o que leva a maioria da população consumir diversos produtos apenas pelo prazer de comprar e não por necessidade.   Por outro lado, referindo-se as fábricas de celulares, principalmente, tem-se ainda a obsolescência programada, que consiste basicamente em estipular uma data de validade em cima de determinado produto e assim fazer com que o consumidor troque anualmente de aparelho e obtenham maior lucro. Além disso, o poder dos produtos em lançamentos que geram uma uniformização da moda, na qual se encontra diversas pessoas com a mesma mercadoria, faz também com que a sociedade troque ou adquira aquela nova compra para satisfazer o seu desejo e entrar na moda, porém tendências são criadas a todo momento, logo o consumo tende a aumentar de acordo.    Portanto, de acordo com os fatos levantados anteriormente, é perceptível a necessidade de métodos que auxiliem a população para que consumam de forma consciente. Tais medidas como o Ministério da Educação implementar a educação financeira em escolas públicas e privadas para conscientizar os adolescentes sobre o correto investimento do seu próprio dinheiro no futuro, além do combate a obsolescência programada, é necessária fiscalizações, por parte das autoridades, nas empresas de celular e eletrodomésticos para que garanta ao consumidor um produto de qualidade e sem data de validade. Assim, o índice de consumidores inconscientes diminuirá consideravelmente e o consumo excessivo será sanado aos poucos com auxílios de psicólogos com tratamentos para pessoas que consomem exageradamente.