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Enviada em: 09/04/2018

No livro “As cidade e as Serras” do autor Eça de Queiroz o personagem Jacinto revela um consumo desenfreado em relação a tecnologia. Esse comportamento não é meramente fictício: está presente na maior parte da população brasileira. Os hábitos de consumos dos brasileiros são determinados por diversas influências, criando um padrão dentro das diferentes classes. Além de todas as classes sociais, o consumo irracional abrange diversas faixas etárias e está presente no cotidiano do cidadão.         A mídia televisiva e a internet são grandes responsáveis pelos hábitos de consumo no país. Grandes empresas, com o intuito de vender, veiculam propagandas em que seus produtos são anunciados como essenciais para a felicidade das pessoas. Com o uso de figuras públicas famosas entre o povo, os produtos se tornam cobiçados, pois são associados a imagem de pessoas que são admiradas.        Os comportamentos de consumo são estimulados em todas as faixas etárias, inclusive na idade infantil. Propagandas de brinquedos que prometem trazer diversão e rodear as crianças de amigos, produtos que utilizam a imagem de personagens de desenhos e outros conteúdos infantis são responsáveis para influenciar as crianças. O consumo sem limites é estimulado desde a infância e só tende a se agravar com o avanço da idade.        A mídia é instrumento das empresas que querem estimular o consumo para lucrarem cada vez mais. Dessa forma, é necessário que o comportamento de consumo desenfreado seja combatido desde o seu início - na infância - dados os prejuízos a uma vida equilibrada e estável. Cabe ao CONAR – que regulamenta a publicidade – estabelecer regras que proíbam o uso de personagens adorados pelas crianças em propagandas que anunciem produtos. O Poder Legislativo deve criar leis que estabeleçam multas às empresas que associarem atitudes de consumo desenfreado a felicidade e realização. Assim como o estímulo ao consumismo é possivel, o desestímulo também: é importante que o Ministério da Educação insira a importância do consumo consciente e os danos do consumo desenfreado na matriz curricular, plausível na matéria de Filosofia.