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Enviada em: 07/04/2018

De acordo com Nelson Mandela, ser pela liberdade não é apenas tirar as correntes de alguém, mas viver de forma que respeite e melhore a liberdade dos outros. Entretanto, o Brasil não se vê livre das amarras de uma sociedade coercitiva. Isso se evidencia pela vulnerabilidade do consumidor mediante o mercado publicitário e industrial, os quais fomentam o hábito de comprar em demasia pela sociedade brasileira. Destarte, é fundamental analisar os influenciadores e suas estratégias, os quais corroboram para o hábito consumista do brasileiro.     É essencial pontuar, de início, que o compra compulsório inicia-se desde a infância, principalmente, devido à influência das mídias publicitárias. Empresas utilizam geniais estratégias de marketing a fim de despertar o sentimento de compra para alcançar maior “status”, bem-estar e prestígio social. Dessa maneira, a compra passa a ser uma atividade de lazer, ao invés de necessidade. Isso se evidencia pelos altos índices de endividamento, principalmente das camadas mais desfavorecidas.    É relevante ressaltar, ademais, que os setores secundário e terciário da economia têm auxiliado nesse processo. Desde a Revolução Industrial, é notório o crescimento do capitalismo industrial, responsável pelo investimento na produção em massa. Isso se evidencia pelo difundido modelo industrial fordista, o qual se pauta, sobretudo, na produção em larga escala e nos grandes estoques. Dessarte, o mercado consumidor se vê abastecido pelos produtos que a mídia diz ser necessários para uma vida de qualidade.    É notório, portanto, que o tecido social brasileiro tem ido de encontro ao legado deixado por Mandela. Compete ao Estado intensificar o Código de Defesa do Consumir, penalizando de maneira eficiente os criadores de propagandas, os quais visam influenciar a compra desnecessária; além de coibir estratégias industriais, as quais estimulam a compra em massa, como a obsolescência programada. De modo que a sociedade seja privada de conviver sob influências prejudiciais ao desenvolvimento social.