Materiais:
Enviada em: 08/04/2018

No contexto atual, percebe-se que o hábito de consumir, de forma negativa, vem aponderando-se da sociedade brasileira. Pois, as pessoas acabam sendo influenciadas através do mercado, juntamente, com o marketing e a propaganda para comprar algum produto. Assim, acarretando prejuízos financeiros ao consumidor e até mesmo ao meio ambiente.         Em primeira análise, muita das vezes as propagandas são incentivadoras do consumo desenfreado, atingindo todo público de pessoas e criando a necessidade de comprar as coisas sem precisar. Além disso, nota-se que o consumismo frequentemente passa do sentido do que é necessário e torna algo fora do controle. Contudo, o excesso de gastos não é total culpa dos consumidores, mas sim de um sistema comercial que retira o dinheiro das pessoas.              De acordo, com o pacifista Mahatma Gandhi você deve ser a própria mudança que deseja ver no mundo. Pautado nessa afirmação percebe-se que hoje o mundo sofre muito com as mazelas das compras impensadas e não sustentáveis. Como consequência mor dessa situação, infere-se que o meio ambiente deteriora-se com este "mal século", pois o aumento desenfreado do consumo das pessoas incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo.         Torna-se evidente, portanto, que a questão do consumismo descontrolado exige medidas concretas. É imperiosa, nesse sentido, uma postura ativa do consumidor na regulação dos gastos, através da criação de listas de compras, orçamentos familiares e além de aderir a regra dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) a fim de favorecer o mesmo. Porém, uma transformação completa deve passar pelo Governo que em conjunto com os meios mediáticos possam realizar campanhas e propagandas as pessoas para alertar e ensinar que os gastos devem ser de forma ponderada, racional e responsável. Em consonância com o exposto acima o consumo sustentável reduziria os impactos ambientais. Portanto, de acordo com o viajante Supertramp o consumo é uma máscara que compramos, achando ter então comprado à felicidade.